Muitos projetos anunciados ainda não têm data de início de obras
Os investimentos em obras de infraestrutura e indústria no Brasil devem totalizar 71,2 bilhões de reais no período de 2021 a 2026, um crescimento estimado de 24,7% comparado ao período de 2020 a 2025.
Os números publicados em matéria do portal SETCESP são do estudo “Perspectivas do Mercado de Infraestrutura 2021 – 2026”, da consultoria Neoway, cedido com exclusividade à EXAME, e contemplam obras em andamento com previsão de conclusão até o último ano do período indicado.
A alta desses números é puxada pelo setor de transportes e vias urbanas e pelo setor de energia, que respondem, respectivamente, por 40% e 30% do montante. As obras de parques eólicos, termoelétricas, metrôs e rodovias concentram a maioria dos investimentos. Apesar dos números expressivos, apenas 8% dessas obras em fase de projeto e intenção tem uma previsão de início.
O setor de transportes e vias urbanas deve concentrar as intenções de investimento. A região Sudeste sai na frente nessa concentração, puxada pelo Estado de São Paulo, seguida pelo Nordeste e pelo Sul do país.