Uma frota insuficiente é aquela que não tem capacidade de atender à demanda de entregas da transportadora. Isso pode acontecer por haver uma quantidade de caminhões pequena ou, até mesmo, por se trabalhar com veículos muito antigos.

Em termos de quantidade, o Brasil domina o transporte rodoviário, e não ter uma frota que atende às necessidades de entrega do seu consumidor afeta tanto o seu caixa quanto o seu relacionamento com clientes e a sua capacidade de lidar com os concorrentes.

A seguir, conheça os principais problemas gerados por uma frota ineficiente e trace estratégias para evitá-los o quanto antes.

Gastos desnecessários

Uma frota com caminhões antigos (com mais de 8 anos de uso) requer muitas manutenções e, frequentemente, apresenta problemas mecânicos, sendo que esses são gastos que fazem muita diferença no caixa de uma transportadora e, muitas vezes, podem significar prejuízos. Tais gastos podem ser evitados com a atualização da sua frota e por meio de manutenções preventivas.

Deficiência no planejamento

Quando se tem uma quantidade de caminhões que atende à sua demanda, em que estão todos com a mecânica e a documentação em dia, você pode fazer o planejamento das suas entregas. Assim, consegue estudar os melhores trajetos, os melhores horários e os locais que devem ser evitados por terem histórico de engarrafamentos ou roubos de carga, por exemplo.

Com uma frota insuficiente, fica inviável fazer isso, já que dificilmente você terá noção de quais veículos estarão disponíveis, quais apresentaram defeito no meio do caminho, entre outras situações.

Maior tempo para fazer as entregas

Quanto menor for a sua frota, menores serão as entregas que você conseguirá fazer. Será necessário aguardar até que um caminhão complete o seu trajeto para começar a planejar outra rota de entrega, enquanto ela já poderia estar em trânsito.

Sem contar que, caso surja um pedido com urgência ou de um cliente em especial, você pode não conseguir fazer a entrega em tempo hábil se os veículos estiverem ocupados.

Uma frota insuficiente influencia negativamente não somente no seu faturamento, mas também no seu relacionamento com os clientes e na imagem perante o mercado, principalmente porque isso pode gerar até atrasos graves nas entregas.

Para evitar esses problemas e ter uma gestão eficiente, é necessário contar com uma quantidade de caminhões que consiga atender à sua demanda e com uma taxa de reserva. Não que você precise ter diversos caminhões parados, mas, em caso de emergências ou imprevistos, você não terá tantos prejuízos.

Outra ação fundamental, considerando a concorrência do setor e a redução de custos, é a utilização da tecnologia. Softwares e aplicativos que automatizam a sua gestão e os processos logísticos garantem agilidade, redução de erros e otimização de tempo e recursos.

Trabalhar com uma frota insuficiente gera prejuízos financeiros, muitas vezes, irreversíveis, e ainda mancha a sua imagem com os clientes que querem entregas rápidas e dentro do prazo. Resolver a sua quantidade de caminhões é uma questão básica para conseguir se manter no mercado. Nessa jornada, não deixe de contar com a tecnologia.

Uma maneira rápida e simples de atrair caminhoneiros autônomos e completar a sua frota, é usando a plataforma da Fretebras. Quer conhecer nossos diferenciais? Confira no Blog Fretebras. Em caso de dúvidas, acesse o nosso site e veja como podemos ajudar a sua empresa a cair na estrada!

Você já conhece a Fretebras e sabe como podemos ajudar a sua transportadora?

Aqui, você se conecta mais rápido com quem precisa de fretes e deixa sua operação mais ágil, eficiente e rentável. Preencha o formulário abaixo e fale com os nossos especialistas em logística:


Compartilhe: