Fomos escolhidos como uma das 100 startups mais inovadoras do Brasil, segundo o ranking “100 Startups to Watch 2021 da Pequenas Empresas & Grandes Negócios e da Época NEGÓCIOS”.
Chegamos até aqui graças a cada um dos nossos parceiros: transportadoras, caminhoneiros, embarcadores e colaboradores.
E para comemorar essa conquista, trouxemos neste artigo, uma entrevista exclusiva com Luiz Gustavo Felício, CTO na Fretebras e um dos criadores dessa plataforma que transformou o mercado de transporte de cargas para oferecer o melhor para o setor.
LG, durante a sua trajetória até aqui, quais foram os maiores desafios e aprendizados encontrados nessa jornada?
O grande desafio foi criar uma plataforma em um mercado totalmente tradicional e que na época era pouco digitalizado, em que o smartphone, por exemplo, ainda não tinha se consolidado no Brasil e menos ainda entre os caminhoneiros, que vivem nas estradas.
A conectividade e mobilidade eram extremamente importantes para a ascensão da Fretebras.
Dessa forma, aprendemos que o feito é melhor que perfeito, pois se nós tivéssemos esperado o momento perfeito, a Fretebras nunca teria sido lançada. Ao invés de esperar o mercado de transporte ser digitalizado, a Fretebras ajudou a digitalizar o setor.
Outro desafio foi construir uma startup em um lugar distante dos grandes centros de tecnologia e de investidores, isso fez com que nós nos preocupássemos em criar um modelo de negócio sustentável, que fosse escalável e também rentável.
É importante ter em mente ao construir uma startup que mesmo criando um negócio inovador e com grande impacto social, não existe sonho que se mantenha se não for sustentável financeiramente.
Apenas é possível ter uma empresa de sucesso se estiver cercado por pessoas incríveis, com valores alinhados e dispostas a embarcar no desafio. Acredito que o nosso principal desafio no início e que perdura até hoje é de construir o time e esse time construir a empresa.
E com a Pandemia, o home-office tornou-se uma realidade? Como foi essa mudança para a empresa, para os colaboradores e gestores?
A Fretebras foi criada em Catalão-GO e com o crescimento vimos a necessidade de montar uma nova sede em São Paulo-SP, essa mudança possibilitou acelerar o aumento do time, começamos a trabalhar com equipes distribuídas nas duas cidades e dando a possibilidade de trabalhar alguns dias da semana em home-office.
Como essa cultura já estava sendo implementada na Fretebras e já fazíamos uso de ferramentas que ajudavam no trabalho com pessoas distribuídas, a migração para o trabalho fora dos escritórios durante a pandemia foi mais natural.
Hoje somos 100% remoto e contamos com profissionais brasileiros e estrangeiros, morando aqui e também em outros países.
Você acredita que essa mudança contribuiu para a conquista do prêmio de alguma forma?
Mesmo durante a pandemia a Fretebras conseguiu receber um aporte de investimento que trouxe um ritmo de crescimento ainda maior, dobramos o time durante os primeiros 6 meses do ano e estamos com mais de 200 colaboradores.
O trabalho 100% remoto nos possibilitou ter acesso a um leque maior de profissionais e hoje contamos com um time bastante diversificado, formado por brasileiros e estrangeiros morando aqui no Brasil e em outros países.
O crescimento do time ajudou a acelerar as novas iniciativas, que foram fundamentais para alcançarmos os nossos resultados e, consequentemente, o prêmio.
Para você, inovação é uma questão de técnica ou de mindset?
Para mim é uma questão de mindset de inovação. A cultura de inovação dentro das empresas está bastante relacionada a um ambiente onde estimula a criatividade das pessoas, dando liberdade para desafiar ideias, experimentar e cometer erros.
LG, como você enxerga os próximos anos da Fretebras? Acredita que ainda devem crescer mais?
O setor de transporte de cargas no Brasil possui duas características importantes, a primeira é de ser um mercado muito grande e ainda com bastante espaço de crescimento para a Fretebras, segundo por ser muito ineficiente, o que nos permite usar as dificuldades do setor como alavancas para inovar ainda mais.
Nós da Fretebras, estamos criando um ecossistema visando melhorar a eficiência de toda cadeia logística, tanto para caminhoneiros quanto para empresas, desde o momento da contratação de fretes até a entrega do produto no destino.
Gostou de saber mais sobre a gestão e cultura organizacional da Fretebras? Acompanhe nosso LinkedIn! Para acompanhar as novidades do mercado de transporte rodoviário de cargas, acesse o Blog Fretebras.
Em caso de dúvida, visite nosso website e veja como a gente pode ajudar você a pegar a estrada com mais segurança! Você pode testar a plataforma por 7 dias grátis.
Bacharel em jornalismo pela UFJF e mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela mesma instituição.
Especialista em SEO, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo. Experiência em redação para diversas mídias e campanhas com foco no setor logístico e de transporte rodoviário.
Motorista, está querendo fazer fretes para outros locais? Ampliar as regiões que atende é uma…
Já foi a Goiânia? A capital de Goiás é um destino interessante porque oferece muitas…
Motorista, está querendo trocar seu furgão? Se estiver pensando nisso, temos boas notícias. O mercado…
Ficou sabendo que o limite da sua pontuação na CNH pode mudar? Se você é…
Há quanto tempo sua empresa está no transporte rodoviário de cargas? Não importa se são…
Qual caminhão escolher para essa carga? E qual carroceria é melhor? Se você está no…
This website uses cookies.