Quem atua nas áreas de transporte rodoviário e logística sabe bem a quantidade de desafios encontrados na gestão de um frete de ida e volta. São diversos fatores extremamente relevantes, que vão desde pessoal capacitado e custos até segurança no processo. O objetivo é realizar o transporte e as entregas de forma eficiente e com a mais alta qualidade possível.

Nos últimos anos, vimos o advento da tecnologia transformar vários setores, aprimorando e otimizando processos ou atividades como um todo — e o transporte de cargas não ficou de fora. Agora que já usufruímos de softwares e plataformas, muitas vezes essas soluções tecnológicas podem acabar passando despercebida. Mas não para nós.

Na FreteBras, a transformação tecnológica do mercado de transporte é intrínseca à nossa própria história. É exatamente um pouco disso que queremos trazer no conteúdo a seguir, em que vamos lembrar um pouco da história do frete de ida e volta, além de como a FreteBras foi evoluindo junto ao setor. Acompanhe!

Frete de ida e volta antes da FreteBras

Quem atuou no segmento no período anterior a 2008 deve se lembrar de como era a comunicação entre transportadoras e caminhoneiros. Era bem difícil encontrar um caminhoneiro com o caminhão adequado à carga e disponível para realizar determinado frete de ida e volta conforme o prazo. Muitas vezes, eram longas as caçadas nos pátios dos postos de gasolina ou nas inúmeras ligações telefônicas.

Por outro lado, muitos caminhoneiros tinham períodos livres e sem carga para transportar, frequentemente amargando retornos com caminhões vazios. Todo esse cenário acabava gerando ineficiência e prejuízo (se comparado às possibilidades atuais) a todas as partes envolvidas, inclusive para o cliente final, que dependia da carga a ser transportada.

Nova Era do frete de ida e volta

Sabemos que ainda hoje há muitas transportadoras e caminhoneiros que trabalham com as mesmas “tecnologias” de mais de dez anos atrás, alguns por falta de conhecimento, outros até por desconfiança. Mas o fato é que esse número se torna cada vez menor: a maioria dos profissionais do setor de transporte já assimilou a necessidade de acompanhar as inovações do mercado e os benefícios que podem trazer.

A fundação da FreteBras, em 2008, se confunde com a incorporação de diversas tecnologias que modificaram bastante a forma de tratar o frete de ida e volta no Brasil. Afinal, muitas questões mudaram no transporte de carga durante esses 11 anos — e temos muito orgulho de fazer parte do processo.

Mesmo que a FreteBras tenha sido idealizada em 1998, dez anos antes de sua fundação oficial, ainda faltava um alcance de internet suficiente para que o projeto realmente vingasse. Os recursos de tecnologia eram bem escassos no país, o que limitava a maioria ao uso dos telefones como principal forma de comunicação.

Quando as condições tecnológicas ficaram mais favoráveis, os recursos da Fretebras se tornaram muito úteis e, em 2008, foi lançado o novo site e, em 2013, o aplicativo foi finalizado.

Vantagens proporcionadas pela FreteBras

Com o aplicativo desenvolvido para que o caminhoneiro encontre fretes e a plataforma voltada para a publicação de cargas de empresas de todo o país, a Fretebras dá passos largos para cumprir sua principal missão. Trata-se de ajudar transportadoras a otimizarem suas entregas e auxiliar caminhoneiros a encontrarem cargas e minimizarem o tráfego de veículos vazios.

Os resultados são benéficos tanto para os caminhoneiros, quanto para as empresas que transportam cargas.

Frete de ida e volta fácil, que evita andar com o caminhão vazio (para caminhoneiros)

O caminhoneiro tem acesso a um aplicativo para visualizar os fretes disponíveis ao redor, o que facilita bastante esse trabalho que antes podia ser bem demorado e cansativo. No aplicativo, o profissional consegue buscar pela carga adequada ao seu veículo.

Como o número de empresas cadastradas não para de crescer, essa atividade fica cada vez mais simples. Atualmente, já são cadastradas mais de oito mil empresas que publicam cargas diariamente. Os caminhoneiros ficam livres para negociar por ali mesmo, sem intermediários.

Ou seja, as informações sobre a carga a ser transportada são expostas no aplicativo, ao passo que o caminhoneiro pode selecionar o frete de ida e volta com mais segurança.

Eficiência ao encontrar caminhões para frete de ida e volta (para transportadoras)

As transportadoras e/ou embarcadoras têm acesso a uma plataforma que possibilita encontrar caminhões de maneira eficiente e rápida à disposição, sendo possível visualizar os veículos adequados mais próximos da carga. Em seguida, é viável conversar e contratar o caminhoneiro por ali mesmo.

Já são mais de 300 mil caminhoneiros espalhados por todo o Brasil, sendo que esse número não para de crescer. Há veículos de inúmeros tipos:

  • pesados — rodotrem, bitrem, carreta LS, carreta;
  • médios — bitruck, truck;
  • leves — toco, 3=4, VLC.

Também existe uma grande variedade de carrocerias:

  • baú;
  • apenas cavalo;
  • baú frigorífico;
  • bug porta container;
  • boiadeiro;
  • caçamba;
  • graneleiro;
  • passageiros;
  • gaiola;
  • prancha;
  • grade baixa;
  • munk;
  • sider;
  • tanque;
  • silo.

Por conta da praticidade e da confiabilidade que a FreteBras passa após todos esses anos atuando no segmento, hoje mais de 8.600 empresas já utilizam a ferramenta. Elas sabem que a plataforma ajuda a evitar a perda de oportunidades e negócios com o frete de ida e volta, aumentando a capacidade da frota.

Quer fazer parte dessa rede e otimizar sua frota já existente? Cadastre-se para ter acesso a às facilidades proporcionadas pela tecnologia atual para o segmento de transportes. A FreteBras é pioneira nessa modernização e segue sempre se atualizando ou aprimorando ainda mais as ferramentas disponíveis.

Compartilhe: