Muitos são os desafios do setor de transporte rodoviário de cargas, mas podemos dizer que segurança tem sido um dos pontos mais relevantes para a melhor gestão de fretes nas transportadoras, principalmente pensando na dinâmica da segurança no transporte e a relação com caminhoneiro autônomo.

Ter um melhor planejamento de rotas, utilizar as tecnologias existentes para mapear áreas de risco, pontos de paradas, pontos de abastecimentos e de descanso é essencial para uma operação segura e otimizada.

Tudo isso , sempre conectado com a área de logística e gestão de risco da transportadora de cargas ajuda o seu negócio a não só funcionar da maneira desejada, como também evitam golpes ao contratar caminhoneiros autônomos, por exemplo.

 

Veja o top 5 da Fretebras e evite golpes ao contratar caminhoneiro autônomo

  1. Desconfie de preços fora da normalidade

É comum que os fretes comprometidos tenham um valor fora do que se está acostumado a encontrar. Por exemplo, é mais provável que alguém escolha um frete específico por estar num preço mais abaixo do valor de mercado, pois tecnicamente falando, seria um bom negócio.

Portanto, ao contratar um caminhoneiro autônomo, fique atento ao valor do frete e até a rota escolhida para que a viagem seja realizada.

  1. Pagamento do frete somente para motorista cadastrado na ANTT

Não realize nunca o pagamento do frete em conta bancária de terceiros, é recomendado que seja feito sempre em conta do motorista ou titular da ANTT em que o veículo está vinculado. Também não indicamos que o pagamento do valor parcial ou total do frete seja feito de forma adiantada.

Sem a garantia de que o veículo esteja no local de carregamento e que todas as outras informações foram coletadas, é aconselhado aguardar para realizar qualquer tipo de pagamento.

  1. Tenha certeza de quem está do outro lado

Infelizmente, existem casos em que pessoas se passam por outras e que podem até utilizar documentos falsificados.

A indicação é que, em contratações remotas, sempre que houver possibilidade, fale com o caminhoneiro por chamada de vídeo, desta forma, você terá uma confirmação visual de que o motorista é quem diz ser.

  1. Peça referências

    Esta dica vale para qualquer área, não só na contratação de caminhoneiro autônomo. É aconselhado que você pergunte por referências de outras transportadoras de carga com as quais ele já tenha trabalhado.

    Isso te dará mais material para garantir de que está contratando um serviço eficiente, pois é só entrar em contato com as transportadoras anteriores para saber se tudo ocorreu de maneira correta e segura.

  2.  Utilize a tecnologia a seu favor

Convidamos você para conhecer a plataforma de publicação de cargas da Fretebras e trabalhar com a contratação de caminhoneiros autônomos. Temos uma base com mais de 640 mil motoristas para você transportar o que precisa com maior eficiência e segurança.

Para consultar outros conteúdos como esse, visite o Blog Fretebras. Em caso de dúvida, consulte nosso website e veja como podemos ajudar você a pegar a estrada!

Você já conhece a Fretebras e sabe como podemos ajudar a sua transportadora?

Aqui, você se conecta mais rápido com quem precisa de fretes e deixa sua operação mais ágil, eficiente e rentável. Preencha o formulário abaixo e fale com os nossos especialistas em logística:


Compartilhe: