Cotação de Frete na FreteBras

2020-10-06T11:22:15-03:0008/10/2020|Categorias: Logística e Transportes|

Nova funcionalidade da FreteBras agiliza a cotação de frete na plataforma para empresas embarcadoras e transportadoras.

Falar sobre cotação de frete é abordar um tema importante e indispensável para quem lida com o transporte de cargas, pois permeia boa parte do processo de vendas, seja para empresas B2B e B2C, como indústrias e lojas virtuais. Através da cotação, o operador identifica qual a empresa de transporte atenderá melhor sua necessidade de envio para aquela encomenda.

Em linhas gerais, os fatores que envolvem a cotação de frete devem convergir para o caminho que visa fornecer um preço justo, cobrir despesas e ainda assim gerar lucro nas operações. Por isso, é considerado um procedimento complexo e extremamente demorado.

Dependendo da operação de cada empresa esse trabalho pode ocorrer de maneiras diferentes, mas é através das plataformas especializadas que a cotação de frete pode ser realizada de forma mais rápida e ágil, com menor índice de erros. 

Novidade na cotação de frete

A plataforma FreteBras conecta empresas transportadoras com caminhoneiros autônomos de todo o país. Conecta também as embarcadoras, quer dizer, as indústrias que podem utilizar o trabalho dos caminhoneiros autônomos. Em outras palavras, a embarcadora utiliza um serviço de transportadora.

A novidade é que a plataforma está abrindo agora a possibilidade de trazer a embarcadora para cotar suas cargas na ferramenta. Mas para entender melhor o que isso significa é preciso lembrar que a FreteBras funciona da seguinte maneira: a transportadora tem uma carga de uma grande indústria, por exemplo, e publica o frete na plataforma com o objetivo de conseguir que um ou vários caminhoneiros autônomos se interesse pelo serviço.

Rapidamente ela recebe os retornos e fecha negócio. Agora, com a nova funcionalidade, a própria indústria também poderá se cadastrar na plataforma e solicitar cotação de frete, informando quantas toneladas de determinado produto precisa dar vazão. 

A empresa embarcadora insere o pedido de cotação de frete na plataforma e quem vai responder são as empresas transportadoras interessadas, dentre as 10 mil cadastradas na ferramenta. Essa opção não tem nada a ver com os caminhoneiros. 

As transportadoras avaliam o pedido, verificam quantos caminhões têm à disposição e chegam ao preço, que é informado na sequência. O representante da indústria recebe a cotação de frete de várias empresas, decide qual a melhor e fecha negócio automaticamente na plataforma. Na verdade, esse é um passo anterior ao da publicação de cargas para os caminhoneiros autônomos.

Trocando em miúdos, a nova funcionalidade permite às indústrias publicar a solicitação para as empresas transportadoras associadas à plataforma. Se essas empresas não têm caminhão próprio, ou na quantidade necessária para atender à carga do embarcador, ela faz publicações de fretes para os caminhoneiros autônomos, que recebem as ofertas via aplicativo, onde quer que estejam, e retornam rapidamente, formando ou completando a frota.

Para a embarcadora, a vantagem com a nova funcionalidade da FreteBras é que ela pode concentrar a cotação de frete em uma plataforma e consegue ter o histórico de todas as cotações vindas de empresas transportadoras cadastradas. Isso traz mais segurança à operação, afinal está tratando com uma transportadora validada na FreteBras. 

A embarcadora precisa ser cliente da FreteBras para a cotação de frete?

A embarcadora tem dois caminhos: se não é cliente FreteBras, ela pode entrar na plataforma e solicitar a cotação de frete. Se não optar por se cadastrar, o pedido vai ser disparado para as transportadoras normalmente, mas a embarcadora receberá as cotações diretamente de cada empresa interessada somente por e-mail e não terá acesso aos movimentos da plataforma.

Já as embarcadoras cadastradas têm acesso à plataforma e a todas as funcionalidades que ela dispõe. No caso da cotação de frete, elas podem acompanhar os resultados em tempo real. 

Quanto às transportadoras associadas, elas já contam com a facilidade de disponibilizar a própria frota ou os caminhões ociosos para os fretes de outras empresas, na funcionalidade Checkin de Frota

Agora, essas empresas podem contar com a vantagem de receber a solicitação de cotação de frete direto das embarcadoras, ou seja, das indústrias. Com essa funcionalidade, a FreteBras amplia o leque de possibilidades de negócios e, com isso, colabora para aumentar o faturamento das transportadoras. Assim, todos saem ganhando. 

Para conhecer melhor os planos da FreteBras e as vantagens de utilizá-lo, que vão desde a publicação ilimitada de fretes até as diversas funcionalidades que têm por objetivo auxiliar na gestão e operação das empresas, clique aqui.

Compartilhe: