Dicas para diminuir o consumo de combustível dos caminhões

2022-04-11T13:05:46-03:0020/01/2022|Categorias: Logística e Transportes|

A inflação de 2021 fechou com alta de 10,06%. O aumento de preços foi extremamente perceptível no dia a dia das famílias, uma vez que os itens da cesta básica ficaram cada vez mais caros.

O fator de maior impacto para este índice foi a variação do preço dos combustíveis. Sucessivas altas acumuladas resultaram em um aumento nos postos de 44%. Pesado demais, não é?

Para pesar menos no bolso do motorista de caminhão e no orçamento de transportadoras, trouxemos algumas dicas para diminuir o consumo de combustível dos caminhões. Acompanhe com a gente!

Sem tempo para ler? Aperte play no áudio!

 

Qual é o combustível do caminhão?

O combustível do caminhão é o diesel. Segundo a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), o diesel acumulou aumento total de 44,6% em 2021.

 

Qual o consumo de combustível do caminhão?

Em média, um caminhão de grande porte faz 2,5 km por litro de diesel. Dessa forma, os caminhões têm uma boa taxa de aproveitamento nas velocidades entre 40 e 70 km/h.

 

Como economizar diesel no caminhão?

Considerando a melhor taxa de aproveitamento dos caminhões, manter uma velocidade constante – sem grandes mudanças de marcha para aceleração -, é uma boa forma de economizar diesel.

Sabemos que nem sempre é possível manter a velocidade constante, dependendo das condições da rodovia, do trânsito e etc.

Por isso, vamos te ajudar com ações práticas para que, somadas, elas possam te ajudar a economizar combustível.

 

5 dicas para economizar combustível do caminhão

Pensando em eficiência em relação ao combustível e também em relação às suas operações logísticas, separamos 5 dicas e, no final, tem um bônus!

 

Planejamento de rotas

Planejar as rotas das suas viagens é fundamental, porque te permite calcular a quantidade de combustível necessária por trecho.

O planejamento também evita ter que fazer desvios na rodovia, o que pode aumentar o trajeto e resultar em mais gastos.

Como fazer o cálculo de frete na sua empresa? Descubra agora!

 

Escolha o tipo de caminhão correto para cada frete

Ter o tipo de caminhão certo para cada frete é imprescindível. Imagine rodar com excesso de peso: além do risco de ser multado, o Departamento de Eficiência Energética dos Estados Unidos alerta que 40 kg extras impactam em 2% de aumento no consumo de combustível.

Da mesma forma, rodar com o caminhão vazio acaba por não compensar o valor das despesas da viagem. Com planejamento e gestão de rota, sua empresa pode transformar a carga fracionada em carga lotação.

 

Manutenções Frequentes

Manter as manutenções do caminhão em dia também ajuda a economizar. Um exemplo básico é a calibragem de pneus: se a calibragem estiver abaixo do necessário, o pneu fica mais aderente ao asfalto.

Dessa forma, o motor precisa trabalhar mais para “descolar” o veículo da pista. O trabalho extra força o motor, que precisa gastar mais combustível para dar conta.

Detalhes como este fazem a diferença no final do mês. Faça a manutenção na sua frota frequentemente.

 

Planeje a rota com as paradas de abastecimento

Para quem vive na pista, rotas conhecidas permitem um melhor planejamento em relação a paradas estratégicas.

É comum encontrar um posto de confiança que tenha os melhores preços ou que ofereça benefícios como cashback no abastecimento, parada para descanso e alimentação.

Se for possível, prefira organizar a sua operação contemplando os melhores locais para o abastecimento.

Caso a sua necessidade seja publicar fretes para encontrar caminhoneiros autônomos, com a plataforma Fretebras você diminui o tempo de procura e agiliza o processo: os caminhoneiros entram em contato e negociam o frete diretamente com a sua empresa.

Tem dúvidas se vale a pena? Chame os nossos especialistas no chat e resolva agora mesmo!

Para consultar conteúdos como esse, acesse o Blog Fretebras. Em caso de dúvida, visite o website e fale com um de nossos consultores.

Compartilhe: