Veja 5 dicas para se preparar para a Black Friday

2024-04-11T19:16:01-03:0013/10/2021|Categories: Logística e Transportes|

A Black Friday só acontece no final de novembro, mas para dar conta de toda a demanda que, só em 2020 aumentou 25%, o setor logístico já começa a se programar.

Uma das datas sazonais mais importantes para o varejo, a Black Friday também movimenta os números da indústria e, por consequência, os números do setor de transporte de cargas. Por isso, estar preparado para essa data é a chave para faturar mais. 

Que tal algumas sugestões para aproveitar todo o potencial do período? Acompanhe as 5 dicas que separamos para alavancar o seu negócio na black friday 2021. Boa leitura! 

 

Quando é a Black Friday 2021? 

A Black Friday 2021 é sexta-feira, 26 de novembro. Para este ano, a estimativa de faturamento só nos e-commerces é de 5,1 bilhões de reais. Isso porque, segundo estudo da Méliuz, 71% dos brasileiros pretendem fazer compras na Black Friday – o que significa a intensificação das atividades industriais e o aumento do volume para o setor de transporte de cargas. 

A proposta de oferecer descontos extremamente atrativos na black friday tem feito com que os brasileiros se preparem para a data e priorizem as compras nesse momento. 

 

Como se preparar para a black friday?

Mas além dos descontos, um dos pontos mais importantes para o sucesso da data é a precisão na entrega das mercadorias. Afinal, não adianta oferecer um valor interessante e não entregar uma experiência satisfatória com a chegada dos produtos. 

Com este aumento na demanda, uma logística bem estruturada e um transporte de cargas organizado são pontos cruciais para atender melhor e faturar ainda mais. 

Entender como otimizar o processo do setor de logística vai levar a sua empresa à melhor performance na Black Friday, além de ser uma oportunidade de conquistar mais clientes para outras épocas do ano. 

 

O que o setor de logística e transportes ganha com datas sazonais?

Considerando que 75% das mercadorias no Brasil são escoadas pelo transporte rodoviário de cargas, o setor de logística cresce e cada vez mais gera lucratividade com as datas sazonais. 

Por mais que as variações da economia afetem diretamente os consumidores, a Black Friday é uma oportunidade de comprar roupas, eletrônicos, móveis e tantos outros itens com um desconto expressivo. 

Assim, a chance de utilizar toda a capacidade da sua frota  de caminhões para compensar os meses com menos fretes, fazer mais negócios e criar mais oportunidades de fretes futuros é muito maior. 

Aproveite para ficar em dia e se preparar para atender mais e melhor!

 

Transporte na Black Friday: 5 dicas para faturar mais

Agora que já falamos sobre a importância da Black Friday para o varejo, a indústria e a logística, vamos falar sobre como você pode otimizar o seu processo e lucrar ainda mais com a data. Vamos juntos? 

 

1. Planeje as suas operações de transporte

A sua empresa já tem um dia a dia bem definido, então considere que a Black Friday 2021 poderá duplicar ou até mesmo triplicar a sua operação. 

Organize as viagens que já estão programadas e deixe um espaço para que novas demandas cheguem sem onerar as atividades da sua frota de caminhões. 

Se você trabalha no setor de logística da sua empresa, mantenha um diálogo com as áreas de vendas e produção, para fazer uma projeção das necessidades de aumento de frota. 

Lembre-se: com dados bem estruturados, a sua decisão será mais certeira e isso vai ajudar o fluxo de transporte rodoviário de cargas. 

 

2. Faça o check-up da sua frota de caminhões 

Para não correr o risco de acidentes, de ficar na estrada e atrasar as entregas, agora é a hora de fazer uma revisão na sua frota. 

Se você conta com motoristas autônomos, garanta que a contratação siga todos os princípios de segurança. Cheque os documentos necessários e procure ter referências de outros trabalhos já realizados pelo motorista. 

Por mais que esse tipo de cuidado seja necessário em todas as épocas do ano, a intensificação de fretes no período pré, durante e pós Black Friday 2021 torna imprescindível estar em dia com a manutenção das frotas. 

Leia também: Dicas de segurança Fretebras – frete seguro para a sua empresa 

 

3. Otimize o uso do combustível

Com o aumento no valor dos combustíveis, estar atento à quantidade de viagens e às distâncias percorridas faz toda a diferença para economizar.  

Por isso, o seu planejamento deverá considerar as regiões em que os fretes serão realizados, analisando como é possível levar mais cargas para o mesmo local e voltar com o caminhão carregado. 

Se as suas operações permitirem esse tipo de manejo, sua empresa reduz custos e, por consequência, lucra mais ainda. 

 

4. Diversifique o tipo de frete 

Como temos falado, o seu planejamento é fundamental para faturar mais. Se a sua empresa faz transporte de cargas soltas, por exemplo, a Black Friday é uma oportunidade para diversificar o tipo de frete e trabalhar com diferentes segmentos.  

Com isso, a sua frota não fica ociosa e você pode aceitar transportar cargas que antes estavam fora do seu escopo. 

 

5. Caminhão carregado na ida e na volta 

Tão importante quanto não deixar a sua frota de caminhões parada – além de diversificar o tipo de frete – é tentar aproveitar as viagens longas para andar com o caminhão carregado na ida e na volta. 

Datas sazonais, como a Black Friday, geram um aumento de carregamento e anúncios de fretes. Utilize a tecnologia para buscar fretes “de volta” e retornar com o caminhão carregado e o pagamento garantido. 

Plataformas online que permitem o anúncio de fretes e a conexão entre transportadoras e caminhoneiros autônomos facilita muito este processo! 

 

Aqui na Fretebras, criamos uma plataforma de fretes para te ajudar na sua operação logística e garantir um transporte de cargas mais rápido e eficiente. 

 

Que tal saber mais? Conheça a nossa plataforma de fretes! 

Compartilhe:

Compartilhe!

Ir ao Topo