“Abri uma transportadora, o que eu faço agora?” É normal sentir medo de não ter lucro e ter que aprender a administrar o novo negócio. Mas esses sentimentos e dúvidas podem ser ainda mais intensos para quem está no transporte rodoviário de cargas.
É por isso que preparamos algumas sugestões para você. Que tal começar por entender como calcular a margem de lucro do seu negócio? Esse é um dos principais passos para quem quer se dar bem. Boa leitura!
O que é margem de lucro?
A margem de lucro mostra quanto sua empresa está arrecadando com os produtos ou serviços que ela oferece.
Isso permite entender como está a saúde financeira da sua transportadora. Em termos simples, ela mostra quanto está “sobrando” depois de pagar todos os custos necessários.
Desse modo, se os gastos estão iguais ao faturamento, isso quer dizer que não está tendo lucro. Agora, a situação é mais preocupante se os custos são maiores que o faturamento, pois representa prejuízo. Então, o ideal é que os gastos sejam sempre menores, combinado?
Por que a margem de lucro é importante?
Ela é útil principalmente para ajudar a definir preços justos para os produtos e serviços. Além disso, os dados da margem de lucro servem como base para tomar decisões e traçar metas de crescimento para a transportadora.
Resumindo:
Margem de lucro boa = bom fluxo de caixa e oportunidades de investimentos e crescimento
Margem de lucro negativa = é preciso cortar gastos e otimizar processos o quanto antes
Como calcular a margem de lucro?
Basta dividir o lucro da empresa pela receita total. Em seguida, é só multiplicar o resultado por 100. Complicou? Calma, que vamos te dar um exemplo para ficar bem claro.
Por exemplo, sua transportadora faturou R$ 20.000 no último mês. Mas ela teve R$ 8.000 de gastos no total com: aluguel, água, energia, internet, impostos e pagamento dos motoristas e outros funcionários. Qual seria a margem de lucro?
Confira o cálculo:
Faturamento total – custos
R$ 20.000 – R$ 8.000 = R$ 12.000
Lucro ÷ pelo faturamento total
R$ 12.000 ÷ R$ 20.000 = 0,6
Multiplique o resultado por 100 para saber a margem de lucro (em porcentagem)
0,6 × 100 = 60%
Nesse caso, a margem de lucro foi de 60%.
Por que conferir a margem de lucro?
Monitorar a margem de lucro, pelo menos mensalmente, deve fazer parte da gestão financeira das novas transportadoras. Ela indica se o negócio está sendo lucrativo ou não. Além disso, quando a margem é boa, as chances de conseguir um empréstimo ou captar investimentos são maiores.
Como melhorar a margem de lucro da transportadora?
Tem muitas lições que você pode aprender com quem já está há mais tempo administrando uma empresa do setor de transporte rodoviário. Para te ajudar, vamos te mostrar as mais importantes agora.
1. Negocie para conseguir preços mais baixos
Para conseguir bons valores e prazos melhores, é preciso usar o poder de convencimento, ou persuasão.
Use essa habilidade para negociar, por exemplo, gastos com aluguel, internet e a contratação de serviços como os de contabilidade e outros.
2. Tenha preços competitivos
Para entender se os seus preços são justos, acompanhe a concorrência. Veja como é o atendimento e as entregas que as outras empresas prometem, bem como o quanto estão cobrando. Depois disso, veja o que faz sentido para a sua realidade e aplique no seu negócio.
Ah, aqui vale um aviso: procure transportadoras que sejam do tamanho parecido da sua. Empresas maiores e mais antigas podem ter preços melhores porque já reduziram vários custos e otimizaram muitos processos.
3. Reduza despesas
Aqui é importante analisar como é a sua realidade e o que você pode mudar para conseguir diminuir os gastos. Pense em pontos como:
- Fazer estudo e otimização de rotas;
- Treinar motoristas sobre direção defensiva e economia na rodagem;
- Um espaço menor para a transportadora;
- Um local com aluguel mais em conta;
- Plano de internet com menos dados.
4. Amplie as demandas demandas de fretes
Considere a região que a sua empresa faz as cargas e o tipo de frete que você costuma atender. Levando isso em consideração, analise a possibilidade de:
- Fazer entregas em mais lugares;
- Diversificar os tipos de cargas;
- Procurar mais motoristas autônomos para atender épocas especiais. Por exemplo, safra, feriados como Dia das Mães e Natal ou períodos de Black Friday;
- Buscar complementos para a ida ou a volta dos caminhões.
5. Saiba em quem pode confiar
Fazer parcerias é uma ótima maneira de melhorar a margem de lucro da sua transportadora. E a Fretebras é a parceira ideal para te ajudar nessa jornada!
Por exemplo, por meio da nossa plataforma, você não precisa se preocupar em ampliar sua frota. Isso porque você vai negociar com motoristas autônomos, com veículo próprio. Além disso, a negociação é feita pelo nosso sistema com total segurança.
Sem contar que oferecemos em nossos planos o que tem de mais moderno e tecnológico. Assim, você pode melhorar a gestão do seu negócio e evitar golpes e roubos na estrada.
Comece bem!
Calcular a margem de lucro faz parte da gestão financeira de qualquer negócio. Porém, não ignore esse dado tão importante para mostrar a saúde financeira da sua transportadora.
E caso queira ampliar a margem de lucro, aprenda a negociar preços melhores, tenha valores competitivos e reduza as despesas. Também amplie as demandas de fretes e faça parcerias confiáveis.
Que tal aprender com quem tem bastante experiência de estrada? Confira as histórias inspiradoras em nosso podcast Rota do Sucesso. Cada episódio apresenta uma pessoa do transporte rodoviário de cargas. Ela conta como ela lidou com os desafios e obstáculos para permanecer e crescer no setor.

Formada em letras e pós-graduada em copywriting e escrita criativa.
Atua na área de redação e revisão de textos de diversos formatos, como blogs, sites, mídias sociais e manuais.