Checkin de Frota: como disponibilizar sua frota de caminhão na FreteBras

2020-09-02T16:16:57-03:0025/08/2020|Categorias: Logística e Transportes|

Checkin de Frota é solução para as transportadoras contra a ociosidade da frota de caminhão

Quer saber como? Acompanhe o artigo. 

Todo empresário do setor de transportes de cargas que tem a própria frota de caminhão sabe que há épocas em que alguns veículos, ou todos, ficam parados, ociosos. Embora a queda na demanda que leva a essa situação possa ter várias causas, o resultado é um só: caminhão parado é só custo, não gera lucro!

Enquanto isso, impostos, manutenção geral dos veículos, motoristas CLT, entre outras despesas, não esperam até que as coisas mudem e a frota de caminhão volte a rodar pelas estradas, o que em tempos difíceis pode representar um rombo no orçamento da empresa.

Atenta às dificuldades do setor de transporte rodoviário de cargas, a FreteBras, plataforma de publicação de fretes, criou há algum tempo uma funcionalidade chamada Checkin de Frota, uma solução para quem não quer deixar a frota de caminhão parada, e que vem sendo muito utilizada ultimamente.

Como funciona o Checkin de Frota?

A ideia é a seguinte: primeiramente é necessário explicar que a plataforma FreteBras oferece às empresas transportadoras e embarcadoras a oportunidade de encontrar caminhoneiros autônomos rapidamente, através da publicação de fretes, ao mesmo tempo em que leva aos motoristas autônomos a possibilidade de encontrar cargas com muita facilidade, através de um aplicativo.

A FreteBras funciona com um plano de assinaturas para empresas de qualquer porte e que contempla várias funcionalidades e serviços da ferramenta. Uma dessas funcionalidades é o Checkin de Frota, que possibilita à transportadora associada ir além da publicação de cargas e disponibilizar a própria frota de caminhão para fazer fretes de outras empresas, caso necessário. 

O que mais essa funcionalidade contempla?

O Checkin de Frota também ajuda no frete de retorno. Se a empresa é do Rio Grande do Sul, por exemplo, e um dos veículos de sua frota de caminhão levou uma carga para o nordeste e precisa retornar, basta coloca-lo à disposição na plataforma que ele retorna carregado. 

Quer dizer, a empresa lucra na ida e na volta. As ofertas de frete vão aparecendo de acordo com o tipo de caminhão e com o local em que ele está e o melhor é que essa e outras funcionalidades fazem parte da assinatura, sem custo adicional. A única restrição para entrar com o Checkin de Frota é que a empresa assinante da FreteBras tenha cinco veículos ou mais na sua frota de caminhão

E como funciona na prática? Toda transportadora cadastrada dentro da plataforma que quer fazer Checkin de Frota tem a funcionalidade “Listar Veículos”. Isso torna possível que outras empresas encontrem os veículos daquela frota de caminhão quando fizerem a busca por CNPJ na plataforma.

Como a tecnologia da FreteBras é dinâmica, os veículos ociosos da frota de caminhão da transportadora podem ser rapidamente encontrados, principalmente para transportar produtos de alta demanda no mercado e para os quais tanto caminhão quanto carroceria sejam adequados. 

Para completar, com o Checkin de Frota a assinante da plataforma consegue disponibilizar veículos de sua frota de caminhão em regiões diferentes de uma vez só, indicando todas as placas dos seus caminhões e as respectivas localidades. 

Os fretes logo começam a surgir, de acordo com a localidade e com o tipo de caminhão também. Daí em diante é só avaliar, escolher, negociar e carregar. A plataforma não participa das negociações.

Oportunidades centralizadas na tecnologia

A FreteBras conta com mais de 10 mil empresas cadastradas, que publicam em torno de 20 mil fretes por dia. A maior parte das associadas é formada por transportadoras. Mas há abertura para outras empresas que têm carga, como indústria e comércio, os embarcadores, que conseguem utilizar a plataforma desde que transportem com motorista autônomo.

O uso da tecnologia para o autônomo é bem simples, basta seguir os seguintes passos: baixar o aplicativo da FreteBras, preencher o cadastro e, após a validação, fazer o check-in e escolher a melhor oferta de carga para transportar, onde quer que esteja. A negociação acontece diretamente com as transportadoras, sem interferência da plataforma.

Hoje, 1,2 milhão de caminhoneiros rodam pelas estradas brasileiras e pelo menos um terço deles está à disposição na base da FreteBras. Com essa base bem ampla e a publicação ilimitada de fretes, as empresas associadas conseguem bons resultados para o transporte de mercadorias a todas as regiões do Brasil. 

Com a funcionalidade do Checkin de Frota, a FreteBras amplia o círculo de oportunidades para as transportadoras ajudando-as a tornar mais produtiva a própria frota de caminhão. 

Compartilhe: