Relacionamento com caminhoneiro e qualidade de vida na estrada

2022-04-11T13:02:07-03:0001/02/2022|Categorias: Logística e Transportes|

Sabemos como é difícil manter uma rotina rodando por horas pelo Brasil. Mas a sua saúde é extremamente importante, inclusive para manter o seu negócio funcionando: o seu caminhão!

Hoje vamos falar com você, amigo caminhoneiro, sobre como adotar alguns cuidados simples já ajuda muito a saúde a ficar em dia, mesmo com longas horas de viagem.

Sem tempo para ler? Aperte play no áudio!

 

FreteBras promove o relacionamento facilitado com o caminhoneiro autônomo

Se você é um caminhoneiro autônomo, já sabe da importância em gerenciar o seu negócio com foco e disciplina, para realmente lucrar com as suas viagens.

Aqui na Fretebras, um dos pontos que mais prezamos é a qualidade de vida do caminhoneiro. Seja em relação à segurança do trecho, do pagamento do frete e em relação à saúde também.

 

A plataforma de fretes permite contato direto, sem intermediário

 

Benefícios do aplicativo Fretebras

Um dos principais benefícios do aplicativo é você poder negociar diretamente com a empresa ou transportadora. Isso te dá mais flexibilidade e autonomia para planejar suas viagens de acordo com o que faz sentido financeiramente e em relação às rotas também.

Para tornar essa jornada mais saudável, separamos algumas dicas para você pôr em prática hoje mesmo. Vem com a gente!

 

Dicas para manter a saúde dos caminhoneiros autônomos

Fazer visitas regulares a médicos e dentistas é altamente recomendado e não deve ser esquecido. Mas sabemos que o dia a dia é muito corrido e estar na estrada não deixa muito tempo para consultas.

Por isso, para reduzir as chances de você passar por algum problema de saúde, que tal incorporar hábitos mais saudáveis todos os dias? Olha só o que você pode fazer!

 

Alimentação balanceada

Já começamos com uma situação difícil, né? Comer na estrada é desafiador para quem busca manter uma alimentação balanceada, já que muitas das opções em restaurantes são alimentos fritos e gordurosos.

Segundo uma pesquisa do Programa Estrada para a Saúde, 79% dos caminhoneiros avaliados em teste de Índice de Massa Corpórea (IMC), estão acima do padrão de saúde definido como ideal pela OMS (Organização Mundial de Saúde).

A obesidade é um dos fatores de risco para doenças como diabetes e pressão alta. Por isso, o ideal é reduzir a quantidade de alimentos desse tipo no seu prato e dar preferência a opções assadas e refogadas.

Muitos caminhoneiros optam por colocar a cozinha para caminhão, o que ajuda muito a controlar o que está ingerindo, já que é você mesmo quem cozinha. Além de ajudar a economizar uma graninha!

Também é importante abrir espaço no prato para legumes e verduras, pois vegetais em geral ajudam a melhorar a digestão e dar mais energia para encarar as longas horas no volante.

 

A importância dos lanches durante o trajeto

Falando em longas horas dirigindo, o ideal para se manter focado e sem grandes picos de insulina é ter na boleia lanchinhos para comer durante o dia. Mas, lembre-se: dê preferência para frutas in natura, ou seja, aquelas que a gente encontra na feira sem dificuldade.

É que muitos produtos industrializados têm um alto índice de açúcar e sal, o que pode piorar a sua condição de saúde.

 

Higiene bucal

Cuidar da saúde dos dentes, na verdade, é cuidar do corpo todo. Você sabia que uma cárie não tratada pode causar problemas graves de coração?

É que as bactérias da cárie podem ser transportadas pelo sangue até se acumularem no coração, onde provocam inflamação dos tecidos.

Para evitar problemas como este, o ideal é cuidar bem da saúde bucal com alguns hábitos simples. Escovar os dentes após as refeições e usar o fio dental mantém os dentes limpos, prevenindo doenças como a cárie, além de aftas e do mau hálito.

Não se esqueça de manter um kit com escova, pasta de dente e fio ou fita dental sempre prontos no caminhão.

 

Revisar as rotas de caminhão para evitar viagens sem intervalo

Rodar para todos os cantos do Brasil não é tarefa fácil e é extremamente cansativo. Por mais que a velocidade de chegada no destino seja importante para entregar as cargas no prazo, é importante ser realista com viagens longas.

Depois de muitas horas dirigindo, é comum ir perdendo o foco e sentir o cansaço bater. Considere sempre pontos de parada estratégicos para descansar, lavar o rosto e se alongar.

Não é perda de tempo, é investimento para ter uma viagem mais agradável e segura.

 

Importância de manter o sono regulado

Este é um outro ponto importante, principalmente quando falamos em viagens de longa distância. Quando um motorista dorme menos do que deveria, os reflexos são prejudicados e o poder de reação perde velocidade.

Isso significa que se você tiver que desviar de algum carro na estrada ou frear bruscamente, seu tempo de resposta cerebral demora mais que se estivesse descansado.

Parece óbvio, mas vale o reforço: procure dormir, no mínimo, 7 horas por noite. O descanso é importante para a recuperação cerebral e para garantir seu melhor estado de atenção durante o trecho.

 

A necessidade de manter uma boa postura no caminhão

Essa dica vai melhorar a sua permanência dentro do caminhão. Procure observar a maneira como seu banco está posicionado e deixá-lo da forma mais ergonômica possível.

Repare também se o seu banco já está gasto ou se continua confortável. Você pode utilizar protetores e massageadores para tornar seu assento e encosto mais macios.

 

Prática de atividade física em função das longas cargas horárias

Mesmo com as dificuldades, aproveite os momentos de folga para se exercitar. Faça caminhadas, alongamentos ou a atividade que mais gostar!

Por mais que seja difícil manter uma rotina regrada de exercícios, praticar qualquer atividade física ajuda a manter a sua saúde.

 

Controle do estresse

Lidar com a pressão de carregar cargas de lugares distantes, enfrentando estradas que nem sempre são boas e preparadas para receber caminhões. Tudo isso somado ao medo de ter a sua carga roubada ou de não receber o valor total do frete.

São muitas as variáveis que estressam o seu cotidiano na profissão, certo? A gente sabe também que estar sozinho a milhares de quilômetros da família complica ainda mais a maneira de lidar com tudo isso.

Cuidar da saúde da mente é importante demais, amigo caminhoneiro! Busque formas de manter o contato com quem você ama sempre que estiver parado.

Também é importante se sentir bem na própria companhia: coloque uma música ou ouça a sua rádio preferida. Isso, somado às dicas de boa alimentação e atividades físicas, vai te ajudar a colocar a cabeça no lugar e controlar melhor os sentimentos estressantes.

 

Quer conhecer todas as facilidades? Conheça agora mesmo!

Para acessar outros conteúdos como esse, visite o Blog Fretebras. Em caso de dúvida, fale com um dos nossos consultores e descubra como podemos ajudar o seu negócio.

Compartilhe: