Sabe aqueles dias em que tudo parece conspirar contra a gente? O trânsito congestionado, os prazos apertados… Mas graças à poderosa tecnologia, não precisamos ficar passando perrengue! Existem vários aplicativos que vão facilitar o transporte de cargas nas estradas. E o melhor: os apps são tão fáceis de usar que até quem não é muito ligado em tecnologia consegue aproveitar as vantagens. Quer saber quais são as vantagens de utilizar aplicativos para facilitar o transporte? A gente separou 5 para você!

5 vantagens de utilizar aplicativos para facilitar o transporte

1. Economia de tempo e dinheiro

Um dos maiores benefícios de usar aplicativos para facilitar o transporte é a agilidade nas viagens, que poupa o seu valioso tempo e ainda te ajuda a faturar mais. Afinal, com mais tempo livre, você consegue fazer mais fretes.

Basta um app com GPS para pegar um atalho até o seu destino. Ele traça rotas eficientes, te coloca fora de congestionamentos e, ainda, te ajuda a economizar no combustível.

Além disso, muitos aplicativos oferecem ferramentas para comparar preços de combustível, pedágio e hospedagem ao longo da rota, o que ajuda a encontrar as opções mais em conta e economizar dinheiro. Aqui, a gente separou seis desses aplicativos para você conhecer!

2. Segurança na estrada

Outra vantagem de usar aplicativos para facilitar o transporte é a segurança na estrada. Muitos deles oferecem informações em tempo real sobre o trânsito, acidentes, condições climáticas, situação de alguns trechos da estrada e outras eventualidades que podem afetar a viagem.

A parceria entre os caminhoneiros é tão forte, que rola muito compartilhamento de informações sobre dentro do próprio aplicativo. Assim, é possível se preparar melhor para enfrentar os desafios da estrada e evitar situações de risco.

3. Facilidade na comunicação

A facilidade na comunicação entre todas as partes envolvidas no transporte é outro benefício trazido pelos aplicativos. Muitos deles permitem que o motorista se comunique com a transportadora, os clientes e outros profissionais envolvidos na operação de transporte.

Não é mais necessário ficar ligando nem pedindo atualizações do serviço de tempos em tempos. Tudo pode ser feito via aplicativo, incluindo pedidos de suporte, solicitação de seguro e até o status da entrega. No app Fretebras, por exemplo, a gente tem 7 etapas disponíveis de rastreamento:

  • Indo para coleta;
  • Próximo à coleta;
  • Chegando à coleta;
  • Saindo da coleta;
  • Próximo ao destino;
  • Chegando ao destino;
  • Entrega finalizada.

Isso ajuda a manter todo mundo informado sobre o andamento da viagem, eventuais atrasos e outros problemas que possam surgir. Dessa forma, as pessoas enxergam o serviço como mais confiável e o cliente fica satisfeito de poder acompanhar o status da entrega.

Como, na Fretebras, a gente monitora a viagem em tempo real, a transportadora não precisa ficar em contato constante com o caminhoneiro, além de evitar o no-show.

4. Gerenciamento de carga

Quem trabalha com transporte de carga sabe que o gerenciamento da carga é um dos aspectos mais críticos da operação. Felizmente, os aplicativos para facilitar o transporte também ajudam nessa área.

Alguns apps permitem que o motorista faça toda a gestão do transporte de cargas, do início ao fim. Para isso, ele registra detalhes dos produtos como peso, volume, tipo de produto, avarias e outras características relevantes, desde o momento em que recebe a carga. Assim, na hora da entrega, não há divergências com as informações.

O motorista também pode atualizar o status de cada viagem, administrar seu volume de trabalho e controlar suas finanças no mesmo lugar.

No app da Fretebras, esse trabalho começa desde a oferta do frete pela empresa que precisa transportar. A gente segue com você e com a carga de ponta a ponta na viagem. Funciona assim:

  • Frete cadastrado.
  • Busca por motorista (pode ser, inclusive, busca ativa feita pela empresa).
  • Transportadoras podem entrar em contato com o motorista e negociar de forma independente (fora da plataforma).
  • Envio de proposta (na plataforma).
  • Motorista aceita a proposta no aplicativo.
  • Transportadora cria a Ordem de Coleta.
  • Motorista informa no nosso app que está indo buscar a carga.
  • Rastreio da viagem disponível.
  • SAC personalizado para te ajudar em todas as etapas.

5. Melhoria na produtividade

Por fim, usar aplicativos para facilitar o transporte também pode melhorar a produtividade do motorista e da transportadora. Com informações mais precisas sobre a rota, a carga e as condições da estrada, é possível otimizar o tempo de viagem, eliminar a burocracia e ganhar eficiência em várias etapas.

Ao fazer o check-in no nosso aplicativo, por exemplo, o caminhoneiro visualiza os fretes mais próximos compatíveis com o seu perfil. Não precisar ficar procurando entre todas as possibilidades, mas especificamente entre as que são possíveis pela localização, capacidade do caminhão e condições da carga.

Muitos apps também oferecem ferramentas para monitorar o desempenho do motorista, o que pode ajudar a identificar pontos de melhoria e aumentar a eficiência da operação.

Aqui, a gente preza pela segurança de ambas as partes. Por isso, desde antes da viagem, praticamos a validação dos motoristas com prova de vida, checagem do CPF e da CNH em órgãos públicos, além de reunir e detalhar informações sobre as empresas.

Os aplicativos para facilitar o transporte de cargas nas estradas são uma verdadeira mão na roda para quem trabalha nessa área. Se você quiser o mais completo e o melhor app do mercado, baixe agora nosso aplicativo e comece a transportar cargas com a Fretebras! Ele está disponível nas versões Android e iOS. Frete novo todo dia para quem quer viajar com segurança, eficiência e sem burocracia.

Compartilhe: