Você é motorista de caminhões pesados ou está pensando em trabalhar com esse tipo de veículo? Nesse caso, é importante ter experiência e gostar do transporte rodoviário de cargas, não é mesmo?
E foi pensando nisso que preparamos uma matéria falando apenas do caminhão prancha. Quer entender melhor quais são os pontos fortes deste veículo e os tipos de frete ideais para ele? Então, é só aproveitar a leitura a seguir.
Conhecendo melhor o caminhão prancha
Para começar, o caminhão prancha é um tipo de veículo pesado. Além disso, ele tem uma espécie de plataforma sem as laterais.
Com isso, dá para fixar o produto e garantir a segurança no trajeto, a carroceria precisa ter ganchos ou grades. O veículo que mais utiliza esse modelo de carroceria é a carreta, incluindo o modelo LS.
Quer saber por que o caminhão prancha é útil nos fretes? Veja algumas vantagens:
- Facilidade e agilidade para carregar: sua plataforma é plana e pode rebaixar;
- Eficiência e economia: permite transportar vários itens de uma só vez (dependendo do tamanho e do peso). Assim, economiza tempo e recursos como o combustível;
- Variedade de cargas pesadas: por ter alta resistência estrutural e estabilidade, é capaz de transportar vários tipos de equipamentos de grande porte;
- Segurança: a soma da resistência com as amarrações garante um transporte seguro e evita que os produtos sofram avarias durante o trajeto.
Fretes ideais para o caminhão prancha
De forma resumida, esse veículo pode transportar tudo o que é grande e pesado. Mas, para ficar bem claro, saiba agora as melhores opções de cargas para o caminhão prancha.
Peças que não podem ser desmontadas
As cargas assim também são conhecidas como indivisíveis. Alguns exemplos são: máquinas industriais, turbinas, estruturas metálicas ou de concreto e outros itens.
Estruturas grandes
Já no caso de produtos grandes, o transporte inclui cargas planas, como máquinas, guindastes, contêineres e outros itens volumosos, principalmente de indústrias e construções.
Outros veículos
Por fim, o caminhão prancha também é útil para transportar veículos. Aqui podemos incluir os carros, as motos, as máquinas agrícolas, os equipamentos, as embarcações, os maquinários pesados e até mesmo ônibus ou outros caminhões.
Dica bônus: outra utilidade para o caminhão prancha é no descarregamento de veículos. Nesse caso, ele pode auxiliar na retirada dos carros de outros veículos.
Como conseguir fretes para caminhão prancha?
Como vimos, o caminhão prancha exige experiência, preparação do motorista, mas pode render boas oportunidades de fretes. Porém, para aproveitar de verdade tudo o que o transporte rodoviário tem a oferecer, é preciso saber em quem pode confiar.
E é nessas horas que você pode contar com a Fretebras! Para evitar golpes e fraudes, as negociações com as transportadoras e os pagamentos são feitos de modo seguro e dentro da nossa plataforma. Assim, você pode viajar com toda a tranquilidade que merece!
Nosso sistema é o preferido dos motoristas autônomos e já temos mais de 900 mil profissionais. Além disso, seu cadastro como caminhoneiro é gratuito.
Depois de se cadastrar, é só buscar pelos fretes para o caminhão prancha. E nessa busca, basta filtrar os dados de acordo com o seu interesse. Por exemplo: cidades de origem e destino, distância, veículo, carga de complemento etc.
Está esperando o quê? Aproveite já essa oportunidade e garanta seus fretes e cargas com a Fretebras!

Formada em letras e pós-graduada em copywriting e escrita criativa.
Atua na área de redação e revisão de textos de diversos formatos, como blogs, sites, mídias sociais e manuais.