Você conhece a metodologia Just in Time (JIT) e sabe como ela pode ser aplicada no setor de logística? Esse sistema surgiu no Japão em meados de 1950, logo após a Segunda Guerra Mundial, e foi desenvolvido pela Toyota Motor Company. A empresa buscava um método de gestão mais eficiente, que possibilitasse coordenar a produção de veículos com o mínimo de atraso e menos desperdícios de recursos.
A metodologia JIT significa produzir bens e serviços exatamente no momento em que são necessários. Assim, no caso da Toyota, ao utilizar o Just in Time a fábrica não ficaria com veículos parados nos pátios, ocupando espaços e desperdiçando recursos.
Caso você tenha se interessado pelo tema e queira entender como aplicar o método na logística, continue lento este artigo.
O que é e como o Just in Time (JIT) funciona nas organizações?
De maneira sucinta, o Just in Time pode ser definido como um processo de produção e entrega de produtos baseado nas demandas e quantidades exatas para a redução de estocagem. Portanto, ele diminui custos e otimiza a produção e entrega. Vem daí o nome Just in Time, que em português significa “bem a tempo”.
Quando a metodologia começou a ser implementada no Japão, os fabricantes perceberam que era preciso atender à demanda quase instantaneamente, com uma qualidade perfeita e sem desperdícios. Essa transição foi complexa, mas aos poucos trouxe mais dinamismo e competitividade aos setores de produção.
A ideia central do processo é diminuir desperdícios, portanto são reduzidos os estoques, o transporte e o movimento interno de execução de atividades. Assim, o administrador deve controlar cada setor de maneira individualizada e pormenorizada, organizando processos e verificando o momento de abastecer os estoques, quantos produtos precisam ser produzidos ou quando as entregas devem ser feitas.
Como essa metodologia auxilia o setor de logística?
Um sistema bem desenvolvido e baseado no Just in Time consegue auxiliar tanto a cadeia de produção quanto a logística de um negócio. Inicialmente, a metologia reduz desperdícios e, como consequência, os custos nos processos de produção.
Com o JIT, é possível aumentar a produtividade, melhorar o ambiente e transformar os processos executados de maneira eficiente. Veja outros benefícios que impactam diretamente o setor de logística.
Previsibilidade de pedidos
Uma empresa precisa utilizar métodos que facilitem a previsibilidade de pedidos — e o Just in Time auxilia em tal questão. Ao mapear períodos anteriores e conhecer melhor os fornecedores, é possível deixar uma quantidade limitada de estoque de insumos. Isso agiliza a modificação no modo de produção ou leva até mesmo à retirada de produtos de linha (caso seja necessário).
A previsibilidade também ajuda na divisão do transporte. Organizar tal processo é importante para que cargas não fiquem muito tempo em transporte ou caminhoneiros façam entregas com o caminhão pouco cheio.
Redução de falhas
O JIT ajuda a identificar e reduzir falhas. Ao encontrar um erro, o processo precisa ser parado e reestruturado para evitar que ocorra novamente, pois equívocos não são tolerados nessa metodologia.
A vantagem é que, ao produzir e vender em menor escala ou lotes diferenciados, fica mais fácil identificar falhas e evitar grandes perdas. Se um lote for produzido e o defeito for verificado, por exemplo, ainda é possível eliminar as peças defeituosas sem impactar toda a entrega.
Melhores resultados
De maneira geral, essa metodologia ajuda todo o sistema de gestão, uma vez que previne a contratação de mão de obra desnecessária e diminui o uso de equipamentos ou materiais. Com uma mudança de mentalidade na organização, cada colaborador se sente responsável por sua atuação, melhorando a entrega no serviço.
Concluímos que o processo de Just in Time otimiza a produção e a logística de uma empresa, pois favorece o planejamento de cada área e dá mais responsabilidade aos colaboradores. Além disso, é preciso entender a importância do método na entrega das mercadorias.
Ter um parceiro como a Fretebras pode ser o diferencial para produzir e realizar a entrega na hora certa. A marca conecta organizações e caminhoneiros em todo o país, otimizando o tempo de entrega de maneira segura e eficiente.
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Edu Ribeiro
Formação:
– Graduado em Comunicação Social – Jornalismo pela UNISA.
– Pós-graduado em Gestão de Projetos Digitais pelo SENAC SP.
Perfil Profissional:
Jornalista especializado em transporte e logística rodoviária.
Áreas de Interesse:
– Gestão de Frota
– Sustentabilidade no Transporte
– Inovação e Tecnologia
– Segurança Rodoviária
– Infraestrutura e Logística