Você quer ideias novas para seu caminhão leve? Ou está pensando em comprar um caminhão pequeno e quer saber se dá para fazer fretes? Pois te adiantamos que sim, é possível! Tudo vai depender dos seus interesses de ganhos e da sua disponibilidade.

Assim, que tal conhecer as possibilidades de negócio no transporte rodoviário de cargas? É só “apertar os cintos” e conferir as dicas. Boa leitura!

Vantagens dos caminhões pequenos

Quando o assunto é agilidade, cargas menores e distâncias mais curtas, os caminhões leves ou pequenos são a melhor pedida. Isso acontece porque eles:

  • Pagam menos pedágios;
  • Têm boa capacidade de carga;
  • São econômicos na manutenção;
  • Não consomem muito combustível;
  • Têm autorização para rodar dentro das cidades.

Viu só quantos benefícios? Então, bora conferir as opções de fretes para esses veículos.

1. Cargas sensíveis: entregas de alimentos

Para começar, cargas sensíveis são produtos que precisam de cuidados especiais. Aqui vale as mercadorias que são mais frágeis, que são mais caras ou mesmo as que precisam seguir alguns critérios de armazenamento e transporte.

No caso de itens frágeis, os alimentos perecíveis são exemplos interessantes. Mercados, quitandas, restaurantes, bares e lanchonetes precisam com frequência de folhas, verduras e frutas frescas. Inclusive, vários desses estabelecimentos precisam de entregas quase que diariamente.

Observação: os veículos refrigerados precisam cumprir várias regras para poderem transportar essas mercadorias. É importante se informar sobre o que é necessário adaptar no veículo, bem como as normas de higienização.

2. Bebidas

Ainda falando sobre o setor de alimentos, transportar bebidas é outra ideia para quem tem caminhões pequenos.

Aqui vale desde itens alcoólicos para bares, mercados e restaurantes, como também produtos não alcoólicos. Nesse caso, existem mais opções de entrega. Podemos incluir água, sucos e refrigerantes para todo o tipo de comércios, instituições de ensino, ONGs etc.

3. Itens eletrônicos

Já no caso de equipamentos eletrônicos, eles incluem peças de computadores, celulares, videogames, lotes de aparelhos industriais e periféricos. Geralmente são itens de pequeno e médio porte com alto valor agregado que podem ser transportados em um volume grande nos caminhões pequenos.

4. Materiais de construção

A construção civil é uma área que sempre tem demanda. Desse modo, a necessidade de entregas de todo o tipo de produto é constante.

Como muitas empresas atuam em várias cidades ou construções ao mesmo tempo, existem inúmeras possibilidades de transporte.

5. Fretes de retorno

Viajou para uma distância maior e o caminhão vai voltar vazio? Conseguir um frete de retorno permite pagar as despesas da volta e, com isso, aumenta seus ganhos.

Para não ter dores de cabeça, organize bem os prazos e as rotas das entregas, combinado?

6. Entregas de compras

As demandas podem oscilar de acordo com a época do ano. Porém, elas são elevadas em momentos como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday e Natal.

As ofertas são inúmeras aqui e incluem todo o tipo de produtos, já que as pessoas presenteiam amigos e familiares de acordo com o que eles desejam ganhar.

7. Amplie as opções de fretes

Para aumentar as possibilidades de serviços, é bom acompanhar as tendências do mercado. Veja as notícias e fique de olho em todas as oportunidades possíveis, ainda que não pareçam interessantes para o seu caminhão pequeno.

Fazendo isso, você vai conseguir adaptar o que for necessário para atender a demandas como transporte de eletrônicos, peças e maquinários, alimentos enlatados etc.

Dica bônus: use a plataforma da Fretebras!

Não sabe ainda como conseguir clientes para fazer fretes? Ou já faz viagens e quer aumentar a clientela? Seja qual for o caso, a Fretebras é a opção ideal para você negociar com segurança.

É só fazer seu cadastro e seguir as sugestões para destacar seu perfil com as transportadoras.

Bons negócios!

Então, já sabe, né? Se for interessante para você, aproveite as oportunidades do setor de alimentos, que incluem as cargas refrigeradas e bebidas. Agora, se preferir ideias diferentes, foque nas entregas de produtos em várias épocas do ano, nos itens eletrônicos ou materiais de construção.

Além disso, esteja atento e com a mente aberta para ampliar as opções de negócios e transportar outras mercadorias se necessário. Isso inclui procurar fretes de retorno para voltar após as entregas.