O cumprimento de prazos nas entregas está diretamente relacionado à percepção da qualidade dos serviços prestado pela sua transportadora e, consequentemente, à satisfação dos clientes. Por isso, melhorar entregas é um objetivo importante, que aumentam as chances de fidelização dos seus clientes e beneficia a imagem da sua empresa no mercado.
Elencamos, abaixo, as 5 melhores dicas que o auxiliará a aprimorar o frete e, consequentemente, aumentar seu sucesso no mercado. Confira a leitura!
1. Atente-se aos prazos
O atraso é um dos principais motivos de insatisfação dos clientes, pois eles se preparam para receber o produto em uma determinada data. É fundamental elaborar um bom planejamento logístico e que os processos da transportadora sejam rígidos para garantir que a entrega seja feita conforme previsto.
É recomendável que o prazo estipulado deixe uma margem de tempo extra para eventuais problemas ao longo da entrega. Se o atraso for longo e por um motivo que esteja fora do seu controle, como no caso de acidentes nas estradas, informe seu cliente com antecedência sobre o acontecimento para que ele saiba que é uma situação inevitável e que não é o padrão da sua transportadora.
2. Trace melhores rotas
Rotas mal traçadas elevam bastante o custo das entregas, aumentam a probabilidade de atrasos, danos ao veículo e comprometem a saúde do motorista. Nem sempre o trajeto mais curto será o mais vantajoso para realizar uma entrega, sendo essencial considerar os seguintes aspectos na análise de rotas:
- Segurança: opte pelas estradas com menos roubos e furtos;
- Qualidade das vias: quando mal conservadas, aumentam as chances de acidentes e problemas com o veículo, além de desgaste do mesmo;
- Tráfego: algumas estradas já são conhecidas pelo seu tráfego intenso, então leve isso em consideração e pense em rotas alternativas quando possível;
- Pedágios: muitos pedágios deixam o frete muito custoso.
Uma solução prática para isso é apostar em um software que faça roteirização automaticamente, assim você será capaz de sanar esses problemas e traçar os percursos de maneira mais eficiente.
3. Melhore a comunicação entre os setores
A comunicação entre a frota e a central deve ser rápida, simples e eficiente, isso permitirá que os problemas sejam detectados de forma ágil e que os gestores tomem decisões mais assertivas.
Por exemplo, caso a via esteja obstruída e o caminhão de entrega precise mudar de rota, o motorista deverá se comunicar o quanto antes com a central para que ela trace rapidamente um novo trajeto.
Hoje, existem diversos sistemas que auxiliam no acompanhamento das atividades do caminhão em tempo real, além de acompanhar o status da entrega. Se você ainda não conta com algum sistema, uma forma simples, porém eficaz, é trabalhar com celulares para manter contato direto.
4. Invista na tecnologia
A tecnologia ajuda a transportadora em todos os aspectos. É possível usar um sistema de gestão que ajude no controle financeiro, elabore as melhores rotas, emita os documentos fiscais instantaneamente, permite o acompanhamento dos veículos pelos clientes etc.
Você pode usar as funcionalidades da nossa plataforma, que permite:
- publicar cargas,
- encontrar o caminhão adequado para realizar o frete
- e negociar de forma mais fácil, ágil e econômica.
Sem intermediários, nós conectamos as transportadoras aos caminhoneiros autônomos. Temos planos mensal, trimestral, semestral e anual para transportadora e todos eles permitem a publicação ilimitada de cargas.
5. Faça um bom atendimento
Toda forma de comunicação deve ser facilitada. O ideal é que as informações mais requisitadas sejam disponibilizadas de forma imediata ao cliente. Mantenha um diálogo aberto para questionamentos, sugestões e esclarecimentos. Além disso, invista em uma comunicação cordial, agradável e proativa.
Melhorar as entregas é um trabalho constante, que deve ser sempre aprimorado e pesquisado. Colocando em prática os direcionamentos passados aqui, é possível começar a diferenciar a empresa dos seus concorrentes.
Compartilhe nossas dicas nas suas redes sociais preferidas, elas também podem ser úteis para os seus colegas!
Você já conhece a Fretebras e sabe como podemos ajudar a sua transportadora?
Aqui, você se conecta mais rápido com quem precisa de fretes e deixa sua operação mais ágil, eficiente e rentável. Preencha o formulário abaixo e fale com os nossos especialistas em logística:
Edu Ribeiro
Formação:
– Graduado em Comunicação Social – Jornalismo pela UNISA.
– Pós-graduado em Gestão de Projetos Digitais pelo SENAC SP.
Perfil Profissional:
Jornalista especializado em transporte e logística rodoviária.
Áreas de Interesse:
– Gestão de Frota
– Sustentabilidade no Transporte
– Inovação e Tecnologia
– Segurança Rodoviária
– Infraestrutura e Logística