Serviços de Entrega
Logística e Transportes

5 dicas para aumentar a satisfação do cliente com serviço de entrega

O serviço de entrega está diretamente ligado à satisfação do cliente, tornando-se fundamental para receber avaliações positivas e fidelizar o consumidor. Portanto, é importante que a empresa invista sempre em melhorias no setor, se deseja manter uma boa reputação no mercado.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo especial com 5 práticas que podem ser adotadas para aprimorar esse processo, impactando positivamente na relação do cliente com a empresa. Quer saber mais? Então, continue a leitura!

1. Revise os processos internos

Antes de o produto sair para a entrega, é necessário que todos os processos que o antecedem estejam corretos e em completa sinergia. Portanto, a comunicação entre os setores precisa ser aplicada de maneira correta e clara.

A equipe de venda precisa estar alinhada com a de estoque — para evitar conflitos de produtos indisponíveis, por exemplo — e com a de logística, para não fornecer aos clientes prazos de entrega que não poderão ser cumpridos, gerando frustração no comprador.

O ideal é realizar reuniões para alinhar os setores e manter todos informados sobre o andamento dos processos, reduzindo ou eliminando qualquer gargalo que possa atrapalhar o resultado das operações.

2. Treine os colaboradores

Apenas as reuniões não são suficientes para manter um bom desempenho da equipe e uma entrega de qualidade. Todos os colaboradores devem ser devidamente treinados e conscientizados sobre a forma mais adequada de execução de cada processo.

Com funcionários capacitados, as entregas serão realizadas dentro dos prazos e a empresa garantirá a satisfação do consumidor. Além disso, outros benefícios podem surgir com um serviço de entrega otimizado — redução de custos e queda no índice de re-entregas, por exemplo.

3. Amplie a frota

Muitas vezes, a baixa qualidade no serviço de entrega está relacionada à negligência das empresas com o setor de transporte, seja devido a um trabalho mal efetuado por funcionários despreparados, seja por falta de estrutura e máquinas ultrapassadas.

Para garantirem melhores índices de satisfação, os gestores têm apostado na terceirização dessa função e, consequentemente, no aumento da frota. Essa medida tem conciliado a redução de custos com um aumento significativo da capacidade de operação — pois o setor passa a contar com uma equipe especializada e com os conhecimentos e as ferramentas necessárias para realizar a tarefa.

4. Acompanhe indicadores de desempenho

Uma grande aliada dos gestores é a ferramenta relacionada aos indicadores de desempenho. Com elas, é possível avaliar o desempenho e os resultados das operações e quais recursos devem ser destinados para aplicar melhorias e alcançar os objetivos traçados.

É, também, por meio desse recurso, que são descobertas falhas nas atividades da empresa, quais as causas desses problemas e as medidas que devem ser adotadas para solucioná-las.

Quando associamos os indicadores de desempenho ao setor de transporte, é possível ter acesso a informações, como:

  • nível de qualidade do serviço de entrega;
  • percentual de ocorrências — extravios e avarias, por exemplo;
  • número de re-entregas e devoluções.

5. Invista em tecnologia

Os recursos tecnológicos facilitam todos os processos dos setores, na maioria das empresas. No que diz respeito às entregas, elas são utilizadas para acompanhar os produtos que são enviados para os clientes, criando uma integração com a equipe de logística.

Há, ainda, a possibilidade de realizar o monitoramento da carga, obtendo informações detalhadas da rota que está sendo seguida, permitindo ao gestor uma rápida tomada de decisão, caso haja algum imprevisto.

Como você pôde ver, realizar um serviço de entrega de qualidade é essencial para manter a satisfação do cliente e tomar as medidas citadas, impactando positivamente em todos os processos da empresa e trazendo mais benefícios e poder de mercado.

Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Então, entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas!

Mais pessoas podem aprender. Compartilhe!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *